terça-feira, 14 de julho de 2020

Você sabia que em Caruaru existe uma fábrica de aviões?


Em 2020 a Rupert Aeronaves completa 37 anos de atividade sob o comando de Ridley Rupert Jones. Contudo, a motivação da construção da fábrica deve-se muito anteriormente, mais específico em 1938, quando Mr. Charles Rupert filho de imigrantes ingleses residindo no Brasil devido à primeira guerra mundial já confeccionava seus primeiros protótipos de planadores com lençois de cama e varas de bambu. Naturalmente, ele não voou, mas seu esforço mostrou iniciativa para tornar-se um projetista de aeronaves.
Em 1944, Charles entrou para a Força Aérea Brasileira e em seguida foi para os Estados Unidos onde teve a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no curso de mecânico aeronáutico na Fairchild Co. no estado da Flórida. Então formado, ele voltou ao Brasil e passou a desenvolver uma série de projetos aeronáuticos experimentais.

Em 1983, a Rupert Aeronaves iniciava suas atividades no setor aeronáutico com o propósito de fabricar e de comercializar aeronaves e hélices de madeira. Em 1991, consagrou-se no mercado o modelo R-12 chamado de Vimana, uma aeronave robusta e segura equipada com motor rotax 503.

Atualmente a Rupert dedica todos os seus esforços na fabricação de hélices e em seu mais novo modelo de aeronave o Vimana Steel, para a classe Light Sport Aircraft (LSA). 

Legal a história não é? @ Aeroporto de Caruaru


Nenhum comentário:

Postar um comentário