Pelas redes sociais, moradores da cidade, confirmaram ter percebido o fenômeno:
“Aqui em Caruaru, acabou de dar um tremor bem forte”, contou Carol Barbosa Cavalcanti pelo Facebook de Caruaru.
“Fez um barulho muito forte, parecia um trovão e a terra começou a tremer, eu estava dormindo e acordei assustado”, disse o morador de Fazenda Nova, Lenildo Araújo, leitor do Blog Agreste Notícia.Na terça-feira passada, dia 23 de fevereiro, outro tremor foi registrado em São Caetano e em Caruaru, também no Agreste, foi sentido por moradores de pelo menos 25 municípios pernambucanos. Na ocasião, foram registrados mais de 85 tremores ao longo do dia, com pico às 16h30. O episódio foi considerado o maior abalo sísmico dos últimos nove anos em Pernambuco.
O maior tremor já registrado no estado aconteceu em 2007 e também teve o epicentro na cidade de São Caetano.
Falha geológica - O geólogo Gorki Mariano, professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explicou que fenômenos como esse acontecem por causa do Lineamento Pernambuco, uma falha geológica que corta o estado paralelamente à BR-232.
“Em Caruaru (que fica próximo a essa estrutura geológica), vários registros como esse já foram feitos ao longo da história”, pontuou.Segundo o professor, o Lineamento Pernambuco é como uma “cicatriz antiga” e tem mais de 550 milhões de anos.
SAIBA MAIS
Entre 4 e 6 - Quebra vidros, provoca rachaduras nas paredes e desloca móveis.
Entre 6 e 7 - Impacto causa danos em edifícios e destrói construções frágeis.
Entre 7 e 8 - Danos graves em edifícios e grandes rachaduras no solo.
Entre 8 e 9 - Destruição de pontes, viadutos e quase todas as construções.
Magnitude maior que 9 - Destruição total com ondulações visíveis.
Histórico de tremores em Pernambuco:
Julho de 2015 - Um tremor, de magnitude 3,3, atingiu o Agreste do estado e teve epicentro localizado entre Caruaru e Bezerros.
Fevereiro de 2015 - Tremores, de magnitude média de 2 pontos, ocorreram nos dias 3, 7 e 8 de fevereiro do ano passado. O evento foi registrado a 5 km do Centro de Caruaru.
Março de 2012 - Tremor de magnitude 1,8 graus foi registrado na estação Aliança e sentido também em Caruaru e região.
Fevereiro de 2010 - O município de São Caetano registrou um tremor de 2,4 graus. Moradores de pelo menos cinco municípios do Agreste relataram ter sentido o tremor.
Maio de 2007 - Um tremor de magnitude 4,0 foi registrado em São Caetano. Foi o sismo de maior magnitude do estado e tema de trabalhos acadêmicos publicados no país.
Do: Blog Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário