FOLHA DA CIDADE 22 ANOS INFORMANDO DE FORMA DIRETA...

VENHA ECONOMIZAR COM A GENTE

VENHA ECONOMIZAR COM A GENTE

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Cultura e fé: Toritama comemora dia do forró com programação especial

O dia dedicado ao Rei do Baião, Luiz Lua Gonzaga pela passagem do seu nascimento, ganhou um capitulo especial em Toritama nesta quinta-feira.


(Apresentações de trio pé de serra)
(Celebração de Santa Luzia)



Durante todo o dia e noite desta quinta-feira (13), dia de Santa Luzia, é também dia de homenagens a Luiz Gonzaga, o cantor que nascia nesta data no ano de 1912, e graças as homenagens feitas em todo país por lembrança da sua natalidade, foi instituído o dia nacional do forró.

(Cavaleiros e vaqueiros)
E de uma forma especial Toritama se transformou em uma cidade forrozeira, isto porque desde o dia 25 de novembro, uma exposição itinerante sobre o Rei do Baião está sendo realizada no clube Ipiranga, e como no dia 13 tem que haver comemoração, a capital do jeans não fez feio e esteve presente em todos os eventos durante todo o dia.

A programação começou com a abertura da exposição pela manhã para visitação normal do público, a tarde foi a vez de receber os sanfoneiros vindos de várias localidades, e a noite houve corte de bolo e parabéns para o Gonzagão. Após os parabéns houve muito forró, com apresentações de trios de pé de serra, que com muita alegria e irreverencia abrilhantaram a noite na exposição denominada de Expozaga Brasil.

(Bolo para comemorar os 106 anos de Luiz)
Paralelo aos acontecimentos artísticos acontecidos no centro da cidade, na comunidade da Vila Canaã zona rural de Caruaru, mas pertencente a área pastoral da Paróquia de Toritama, aconteceu o encerramento da festa de Santa Luzia, padroeira da localidade e Santa do dia, que faz parte da devoção dos fãs de Luiz Gonzaga. A procissão teve a presença de grupos e pastorais de Toritama, além da presença dos vaqueiros e cavaleiros que representaram o povo nordestino em honra a Santa protetora dos olhos.

Na celebração presidida pelo Padre Janaílton Alves, Pároco de Toritama, houve lembranças à Luiz, que tem sua musicalidade ligada a Igreja Católica. Ainda houve quermesse e bingo na comunidade.

A exposição segue até o sábado dia 15 no Ipiranga de Toritama e terá uma palestra encerramento as 19h.

Por Jesse Aciole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário