FOLHA DA CIDADE 22 ANOS INFORMANDO DE FORMA DIRETA...

VENHA ECONOMIZAR COM A GENTE

VENHA ECONOMIZAR COM A GENTE

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Resumo da Reunião da Câmara.

Confira o resumo das falas dos nossos edis em mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal de Toritama - Casa João Manoel da Silva.

Após a leitura da ata e apresentação dos projetos de lei, foi dado inicio as falas dos nobres edis. Porém antes do inicio das falas, os vereadores Loló e Rossana pediram para se retirar da reunião por conta de outros compromissos. Loló por conta de uma viagem até a cidade de Vitória de Santo Antão.  Já a Vereadora irá acompanhar o Prefeito na cerimônia de inauguração de alguns itens que seriam inaugurados na biblioteca municipal.
Em seguida foi dado continuidade as falas dos nobres parlamentares. Confira os principais tópicos nas falas dos vereadores na tribuna:
* Nilton de Enoque - Parabenizou o Vereador Morica pelo sucesso do 19° Moridrilha e a sua importância para a nossa cultura e a valorização dos nossos artistas. Em seguida ele lamentou que a atual gestão tenha passado todo o mandato sem realizar os festejos juninos na nossa cidade. Disse que isso mostra a falta de compromisso do atual gestor para com a cidade é a população Toritamense.
Lembrou que na votação da Lei Orçamentária Anual, foi aprovado um orçamento de quase um milhão de reais em verbas para eventos em nosso município este ano. Principalmente na cultura local. E que não sabe em que foi utilizado tais recursos, pois os eventos culturais em nossa cidade foram muito poucos.  Disse também que o governo não dá explicações sobre os destinos das verbas orçadas para este ano.
Voltou a lamentar que o atual gestor tenha continuado com as perseguições contra os funcionários públicos. E que diversas pessoas tem lhe procurado no intuito de informar o que estão sofrendo. Pois segundo o vereador se algum funcionário for visto ao lado de qualquer que seja o político que faz oposição ao prefeito é perseguido, podendo até perder o seu emprego.
Disse que o atual prefeito tenta enganar a população participando de eventos em nossa cidade. Mas segundo ele, se passaram os três anos e só agora ele está indo as ruas e aos eventos para tentar reconquistar a confiança da população.
Lamentou o episódio do lixo oriundo da saúde, que foi colocado em via pública.
E reclamou que o lixo deveria está sendo tratado conforme a legislação da vigilância sanitária. E não ser depositada nas vias públicas como se fosse um lixo domiciliar.
E criticou a Secretária de Saúde em deixar acontecer coisas como esse episódio do lixo hospitalar.
Lamentou que o município tenha perdido um veículo ambulância em um acidente automobilístico, pois a mesma não estava assegurada.
Ele também falou que a atual secretária tem atendido os anseios de alguns vereadores da base aliada e não atender a população. E por criticou o atual gestor pelas inaugurações de salas de aulas, paredes e outras obras pequenas diante da grandeza de nossa cidade.

*Fábio Araújo - Em sua fala fez votos de"Moção de Aplausos" pelos 50 anos da Escola Protásio Soares de Souza.”Faço aqui um “Voto Moção de Aplauso” aos que fazem a Escola Protázio Soares de Souza, pelos seus 50 anos de relevantes serviços prestados a nossa população. Aproveito o ensejo para solicitar desta casa que seja feito uma cerimônia especial para homenagearmos os que fazem e os que fizeram aquele referido educandário. Pois este ano a nossa Escola Protázio Soares de Souza completa este ano, 50 anos de existência e muitos serviços prestados a nossa sociedade”, destacou o Vereador Tucano.
Em seguida Fábio Araújo, informou que solicitou da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) quanto ao abastecimento e as ações que serão tomadas pela referida empresa. Como também explicações sobre quando será iniciadas e finalizadas as obras do Pirangi. E se Toritama está inclusa nesse projeto. E lembrou que a tubulação da adutora de tabocas apresenta danificações em vários locais e pediu que a Compesa  tome providências quanto a essas falhas, para que não haja desperdício de água. Venho aqui também informar a nossa população, que preocupado com a mesma, no que diz respeito ao abastecimento de água na nossa cidade.
“Quero informar que fiz através desta casa um “Pedido de Informação” a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) que nos esclareça as seguintes indagações:
Até quando teremos água para a nossa população diretamente nas torneiras?
Como está sendo feita a distribuição do precioso líquido, através dos carros pipas?
E ao mesmo tempo informar e solicitar a COMPESA, que seja feito uma revisão na tubulação da adutora de Tabocas. Pois somos conhecedor de que a mesma tem grandes falhas e danificações na sua tubulação.
E por fim solicitei também que a referida empresa nos dê esclarecimentos caso a cidade entre em colapso total com o fim da distribuição de água de Jucazinho?
Prazo para inicio e fim das obras do Pirangi, como também se a nossa cidade está dentre as cidades que serão abastecidas por ela. Tudo isso para que possamos informar a nossa população”, destacou o Tucano.

Fábio também cobrou explicações quanto às inaugurações que foram feitas no dia de hoje. E se disse feliz com a inauguração do bloco cirúrgico, mas triste por não ter sido adquirido o tão esperado gerador e indagou: como se inaugura um bloco cirúrgico sem ter um gerador, para dar mais segurança aquela unidade hospitalar.
E disse que lamenta as inaugurações de coisas tão pequenas para o tamanho e o valor da nossa cidade.
E disse que algumas obras entregues, na sua maioria reformas inacabadas.
E por agradeceu pela oportunidade lhe foi dada e que lutará até o fim por dias melhores para a nossa população.
* Birino - Lamentou o episódio do lixo da saúde e os transtornos e os perigos daquele lixo ali exposto para a população de um modo geral.
Reclamou do excesso de locações de móveis e imóveis realizada pela atual gestão.
Reclamou do atraso nas obras, principalmente na obra do campo municipal. E voltou a alertar das falhas existentes no local.
Reclamou que o governo tenha dado autonomia a pessoas desqualificadas, que vem comprometendo a administração. E que as criticas feitas pela atual gestão, quanto as falhas da administração passada, não são válidas, pois as mesmas coisas que ocorreram na passada, estão acontecendo nessa também, principalmente na área da saúde. E que a atual gestão vira e mexe ataca o hospital fechado,mas esquece que a secretária que ajudou a fechar o hospital, é a mesma que está a frente da pasta nessa administração.
Reclamou ainda da lentidão nas conclusões das obras da obra da creche, da quadra, dentre outras obras. Lamentou também as tantas falhas na atual gestão. E que não ver por parte do governo nada que queira mudar essa triste realidade. Finalizou assim a sua fala.
* Morica - Agradeceu à todos que fizeram e participaram da Moridrilha desse ano.
Falou da sua felicidade em poder realizar mais uma Moridrilha, a décima nona edição do evento. E agradeceu em nome da Vice Prefeita Lucinha a todos que contribuíram para a realização e o sucesso do evento.
Lamentou que estivesse acontecendo perseguições do atual gestor para com boa parte dos funcionários públicos, que se quer podem comparecer nos eventos realizados pelos seus opositores.
Chamou de vergonhoso tal ação em pleno século XXI. Mas que espera que esta população dê ao atual prefeito a resposta que ele merece.
Disse que o evento é público e democrático. E que todos foram convidados, mas lamentou a ausência não só o atual gestor, mas das pessoas ligadas ao mesmo.
E a perseguição da atual gestão para com os funcionários públicos, principalmente proibindo os mesmos de poder brincar nos festejos encabeçados pelos seus opositores.
E se disse triste com a atual gestão e a forma de como ela tem tratado a nossa população. E que está esperançoso que o povo possa mudar essa história e que dê um voto de confiança a Vice Prefeita Lucinha. E mais uma vez agradeceu a todos pelo apoio de todos.
Vale salientar que os outros parlamentares presentes a reunião, tais como: Marcos Serafim, Mava, Zé Neto e Zé Boim, por exemplo, não fizeram uso da tribuna. E assim aconteceu mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal de Toritama.

Por Wendell Galdino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário