FOLHA DA CIDADE 22 ANOS INFORMANDO DE FORMA DIRETA...

VENHA ECONOMIZAR COM A GENTE

VENHA ECONOMIZAR COM A GENTE

quinta-feira, 3 de março de 2016

TERRA VOLTA A TREMER NO AGRESTE E ABALO É SENTIDO EM FAZENDA NOVA


 Um tremor de terra de 3,3 graus de magnitude na escala Richter foi registrado no município de São Caetano, Agreste de Pernambuco, por volta das 02h19 da madrugada de ontem quarta-feira (02). Até o momento, não há relatos de estragos causados pelo abalo, que foi sentido em Caruaru e também no Distrito Fazenda Nova em Brejo da Madre de Deus.
 Pelas redes sociais, moradores da cidade, confirmaram ter percebido o fenômeno:
 “Aqui em Caruaru, acabou de dar um tremor bem forte”, contou Carol Barbosa Cavalcanti pelo Facebook de Caruaru.
 “Fez um barulho muito forte, parecia um trovão e a terra começou a tremer, eu estava dormindo e acordei assustado”, disse o morador de Fazenda Nova, Lenildo Araújo, leitor do Blog Agreste Notícia.
 Na terça-feira passada, dia 23 de fevereiro, outro tremor foi registrado em São Caetano e em Caruaru, também no Agreste, foi sentido por moradores de pelo menos 25 municípios pernambucanos. Na ocasião, foram registrados mais de 85 tremores ao longo do dia, com pico às 16h30. O episódio foi considerado o maior abalo sísmico dos últimos nove anos em Pernambuco.
 O maior tremor já registrado no estado aconteceu em 2007 e também teve o epicentro na cidade de São Caetano.
 Falha geológica - O geólogo Gorki Mariano, professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explicou que fenômenos como esse acontecem por causa do Lineamento Pernambuco, uma falha geológica que corta o estado paralelamente à BR-232. 
 “Em Caruaru (que fica próximo a essa estrutura geológica), vários registros como esse já foram feitos ao longo da história”, pontuou.
 Segundo o professor, o Lineamento Pernambuco é como uma “cicatriz antiga” e tem mais de 550 milhões de anos.
 SAIBA MAIS
 Entre 4 e 6 - Quebra vidros, provoca rachaduras nas paredes e desloca móveis.
 Entre 6 e 7 - Impacto causa danos em edifícios e destrói construções frágeis.
 Entre 7 e 8 - Danos graves em edifícios e grandes rachaduras no solo.
 Entre 8 e 9 - Destruição de pontes, viadutos e quase todas as construções.
 Magnitude maior que 9 - Destruição total com ondulações visíveis.
 Histórico de tremores em  Pernambuco:
 Julho de 2015 - Um tremor, de magnitude 3,3, atingiu o Agreste do estado e teve epicentro localizado entre Caruaru e Bezerros.
 Fevereiro de 2015 - Tremores, de magnitude média de 2 pontos, ocorreram nos dias 3, 7 e 8 de fevereiro do ano passado. O evento foi registrado a 5 km do Centro de Caruaru.
 Março de 2012 - Tremor de magnitude 1,8 graus foi registrado na estação Aliança e sentido também em Caruaru e região.
 Fevereiro de 2010 - O município de São Caetano registrou um tremor de 2,4 graus. Moradores de pelo menos cinco municípios do Agreste relataram ter sentido o tremor.
 Maio de 2007 - Um tremor de magnitude 4,0 foi registrado em São Caetano. Foi o sismo de maior magnitude do estado e tema de trabalhos acadêmicos publicados no país.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário